Péssimas noticias: Seu futuro não está garantido…NEM O MEU!

images (10)

Nós humanos sempre tão frágeis, sempre tão ágeis, diferenciando-se dos animais por nossa astúcia e planejamento, aprisionados nas jaulas que nós próprios construímos;

Descumprindo as regras que nós mesmos criamos…

E o que é dignidade e o sucesso? E o que fazer pra não cruzar a linha tênue que separa o auge do fracasso?

 Dia desses me falaram do futuro e das pessoas que não estarão lá simplesmente porque não conseguiram embarcar no trem do sucesso, simplesmente porque não conseguiram integrar o seleto grupo das pessoas que chegaram onde poucas conseguiram chegar.

Simplesmente porque não são o executivo bem sucedido, nem recém formada em Marketing que conseguiu uma boa posição no mercado, nem o funcionário público que mesmo com uma vida morna e um trabalho mediano quiçá medíocre, tem garantido seu emprego para quase toda a vida.

O que faz com que sejamos pessoas de sucesso? Quem somos? O que fazemos? Quanto gan

download (1)

hamos?

Quem mede o que é felicidade e realização?

Quem mede o que é ter uma vida plena?


Pra que queremos chegar em um limite que não foi traçado por nós?
Quem definiu o ápice?

Alguns chegaram exatamente onde queriam estar, e os motivos pra quererem são dos mais diversos, o que inclui o fato bem provável de alguém ter dito que aquilo era bom, que aquilo era o ideal.

Ah sim, somos espermatozoides vencedores, aqueles que ganharam a corrida pelo óvulo…E agora, com nossos diplomas nas mãos,  corremos de novo, no mesmo grau de dificuldade, em busca da vaga naquela multinacional que se intitulou e que disseram que é o topo da cadeia alimentar dos empregos. E assim como o que assumimos ao ser o espermatozoide vencedor, pode ser que estejamos mais uma vez nos enfiando em uma situação medíocre, tal como pode ser nossas vidas atualmente.

E então o modelo de felicidade é pegar o carro cujas prestações você paga a duras penas, e rumar sentido à casa no litoral  que você nem tem tempo de curtir porque está ocupado demais trabalhando pra manter o padrão de vida que impuseram a você que fosse o modelo de sucesso?

download (2)

…Três, talvez quatro dias de um suposto descanso e diversão, ignorando as boas horas dentro de um pedaço de lata na estrada, apenas pra fugir da realidade cotidiana, apenas pra mostrar para seus amigos que como workaholic padrão, você tenta aproveitar o menor tempo livre que você tiver pra fazer aquilo que disseram que é ideal fazer quando se tem o tempo livre?

Ah o sucesso…

Ah felicidade…

Felicidade é você viver 80% do seu tempo para seu trabalho tão concorrido e sonhado e quando perceber, resumiu sua vida a isso de tal maneira, que quando te perguntam uma novidade, você fala de gráficos e planilhas;

E o que fizeram com suas lembranças? O que existe no amontoado de dias que você vive fazendo EXATAMENTE A MESMA COISA, coisas que te entediam , mas que é aquilo que disseram que profissionais de sucesso fazem?

O que existe na sua vida de realmente interessante e notável?

Você é feliz?

Você é realizado?

Como é o topo? Aí as coisas são bonitas, glamourosas e fantásticas como disseram que seria?

O que você faz quando não está planejando seu futuro?images (9)
Você vive?Você anseia seu futuro?

Mas o que você fará se seus planos falharem?

Quem é você além do seu emprego e das coisas que disseram que lhe atribuem valor?

O que será de você sem o emprego que fizeram de você uma pessoa com uma vida de sucesso?

Quais são suas garantias? O que durará pra sempre?

Somos todos tão frágeis, eu, você, separados por uma linha muito tênue, de estar ou não trabalhando, bem sucedidos ou mal sucedidos na profissão, trabalhando ou não trabalhando na área em que nos formamos…

Tudo depende daquela entrevista, tudo depende da vontade do seu chefe em te promover, tudo depende da queda do Dollar , e de exportações, e do mercado, e da demanda…

Tudo depende de gente que não se importa, mas deveria te amar mesmo que você não a ame…

Tudo depende de tudo. MENOS DE VOCÊ

E ai tudo pode acontecer, a vida pode mudar, e o que estava por cima ficar por baixo, e o que estava por baixo ficar por cima.

Tudo depende de um sim, ou de um não, pra que sejamos algo além de nossos diplomas pendurados na parede, com ou sem utilidade…

Quem você é, além do seu emprego, ou da falta dele?

Quando sua casa tecnológica ficar obsoleta, seu carro importado perder valor na tabela, e o título de profissional do ano se tornar ouro de tolo…

download

O que sobrará de você pra ser uma pessoa de sucesso?

Meu futuro não está garantido, e ao menos que você tenha uma bela herança,um cargo de confiança, um emprego em concurso público, e boas doses de alguma substância alienante que te distancie da sua vida tediosamente , previsivelmente segura,(e talvez nem assim)NEM O SEU ESTARÁ.

Mas daqui vinte, trinta anos, quando você olhar pros dias de hoje,pra pessoa que você era, o que você poderá dizer que era e que sentia, além daquilo que te disseram pra ser e sentir?

O que é só seu?

Que dignidade , que valor te sobra quando você tira seu terno, seu uniforme, seu crachá?


Que sucesso você teve na vida, além do suposto sucesso profissional?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s