Longe, do seu lado.

images (17)

Existiu aquele dia , na tenra idade, em que às sete, talvez oito da noite,eu parei em frente à porta esperando eles chegarem. Não interessava se não havia uma brincadeira nova, não interessava se era pra aproveitar o tempo antes de dormir apenas ganhando um cafuné, eles eram meus pais, e eu só precisava daquilo, não haveria nada que me confortasse mais.

Existiu aquele dia em que às oito, talvez nove da manhã, você olhou pro relógio do trabalho e só desejou que aquelas horas que te separavam do seu pequeno, passassem rápido pra você voltar logo pra casa e assumir dessa vez a profissão de super herói…

images (1)

 ….Você sabia que estava perdendo o nascimento do primeiro dente, a pronúncia da primeira palavra, até o primeiro tombo, mas você sabia também que era necessário aquele dinheiro, e que apesar do esforço e da dor da distância, o sorriso do seu bebê quando você dava a ele algo que ele pediu,  compensava qualquer adversidade do seu cotidiano.

Existiu aquele dia em que o fim de semana estava próximo, e a meteorologia já tinha garantido que seria chuvoso, mas pra mim não fazia a mínima diferença, pois eu estaria com aquela pessoa que me despertava tanta paixão, que me deixava com frio na barriga, que eu queria pra eternidade,e uma vez ao lado dela nada mais importaria.

download (7)

E houve também o dia em que se jurou que seria ” até que a morte nos separe”;

Houve o dia em que se assinou a aposentadoria garantindo assim , o tão sonhado descanso no lar,o tão valorizado tempo para se fazer nada, o tão precioso espaço garantido pra estar e amar aos seus…

Houve também o dia em que meu filho cresceu, e hoje às sete da noite é ele quem deveria estar voltando do trabalho, mas eu não estou esperando, é provável que sequer parei pra pensar sobre isso.

E então chega aquele dia, em que não é nem sábado, nem domingo e nem feriado;

Aquele dia em que todas as coisas que tinham que ser feitas , já foram feitas;

Aquele dia em que não há pressa e nem medo de perder tempo,

Aquele dia em que você sempre sonhou.

E todos estão tão próximos dentro de casa, mas distantes demais, sequer se lembram daquela época em que  tempo era  tudo que não se tinha, e tudo que mais se desejava.

download (8)

Que irônica é a vida, pra agora que temos tempo demais, nos percamos todos dentro da mesma casa, cada um com seu computador, com seu próprio programa de tv,absortos cada um em seu próprio pensamento, causando silêncios mórbidos quando por um acaso nos encontramos na cozinha acometidos pela sede que por coincidência nos pegou ao mesmo tempo.

E que silêncio tão constrangedor que nos tira a criatividade e não existe assunto casual demais pra conversar com aqueles que dormem e acordam ao nosso lado há tanto tempo,e que falta de intimidade é essa,em que pra que possamos buscar intimidade, proximidade, contato , plantamos uma briga pra quebrar o silêncio, ou quem sabe, pra dar a todos a chance de simplesmente desabafar sobre a vida, as mágoas e os caprichos?

Buscamos o rompimento, o conflito pra criar proximidade, intimidade, vínculo.

images (15)

E onde estávamos todos nós quando perdemos a conexão um com o outro e os problemas se tornaram supremos demais, essenciais demais, pra que tivéssemos esquecido uns dos outros e nos convertido em perfeitos estranhos, quiçá arqui-inimigos morando dentro da própria casa?

E essa necessidade absurda que eu tenho de sair de casa quando o outro chega, de reclamar sobre o que é facilmente perdoável… E essa implicância e irritação que nasce toda vez que eu me aproximo de você?

 

Onde estavam todos nós quando os momentos tão desejados em outra época, se tornaram um verdadeiro fardo, um verdadeiro inferno, e o ar tornou-se pesado demais pra que respirássemos juntos?

E quem é você na verdade? Quem somos nós, sempre tão simpáticos com aqueles da rua, sempre tão gentis, respeitáveis e educados, e que dentro do lar que cultivamos,nos tornamos imediatamente,  criaturas mal humoradas, de presenças tão densas, cujo simples fato de estarmos, muda a energia de tudo?

O quão importante é que as pessoas se mudem pra satisfazer seus caprichos? O quão importante é que você mude pra satisfazer a vaidade daqueles que moram com você? O quão necessário é você fazer as coisas pra suprir a minha vaidade?images (16)

Quão limpa está sua consciência quando você deita a cabeça no travesseiro e pensa sobre o seu comportamento com as pessoas que enchem seu dia? Comigo?

Quão importante é a opinião dos outros pra que eu possa viver um personagem com os de fora e continuar sendo um monstro pra todos aqueles meus?

E aqueles que sabem que você fica mal humorado quando está com fome ou sono?

Aqueles que sabem que você não gosta de leite ou de cebola?

Aqueles que sabem que eu falo enquanto durmo?

Aqueles que sabem que você apaga a luz e sai correndo no escuro pra debaixo das cobertas porque tem medo mesmo depois de adulto?

Aqueles que sabem do seu problema de chulé e prisão de ventre?

Aqueles que  me conhecem em  todas as minhas nuances, e que mesmo diante do silêncio que se assolou, sabem quando  estou triste ou feliz, pois é deles que eu vim, é eles quem sou?

E eu que consigo enumerar aquelas virtudes que você nem sabe que tem?

images (14)

E aqueles que conseguem descobrir em mim os defeitos mais monstruosos num ser humano e continuam me amando mesmo assim?

Pra mim é fácil criar um personagem pra aqueles que me vêm uma vez ou outra na semana. ..Mas eu quero saber mesmo é como você trata os seus, aqueles que dormem e acordam com você;

Seu pai, seu filho, seu esposo, seu cachorro, seu subordinado, a pessoa que faz sua comida…

Você casaria com você? Você gostaria de ter um filho como eu?

Você é o referencial de pai que você gostaria de ter tido?

Eu sou o chefe que respeita e te trata com a igualdade que eu prego?

Se você pudesse voltar no tempo,e tivesse a opção de ter a mim, novamente, em seu convívio diário…Você teria?

Será que eu faria tudo de novo, ou será que eu fugiria?

Você consegue ser o herói pras pessoas que te olham e não conseguem enxergar todas as suas camadas.

Mas espere, quão herói você está sendo pra aqueles que um dia olharam pra você e investiram em você, acreditando que de fato você era um ser perfeito e que jamais os decepcionaria?

download

Você me conceberia de novo?

Eu caso com você.

Você ainda é meu pai?

Faz um filho comigo.

Eu te quero dentro, você me quer perto, eu te quero longe.

Não importa, desde que seja do meu lado.

Deixe um comentário

